Trabalhos 2017
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
O projeto da nossa escola foi elaborado e desenvolvido pelos alunos da turma do 6.º13 na disciplina de Educação Visual.Inicialmente foram apresentadas as regras do passatempo e analisadas as características das embalagens de cartão para alimento líquidos. Também foi reforçada a importância do consumo diário de frutas e legumes para os hábitos de alimentação saudáveis.
Os alunos elaboraram um projeto individual, baseando o seu trabalho na escolha de um vegetal ou fruta que se enquadrasse melhor nos objetivos do concurso, fazendo a sua adaptação a um super-herói conhecido e/ou inventado.
Ao longo da realização dos projetos foi pedido aos alunos que recolhessem o maior número possível de embalagens “Tetra Pak” de litro da marca “Compal”.
De seguida procedeu-se à análise dos desenhos e seleção do trabalho mais adequado às características do passatempo. Assim, os alunos decidiram escolher o projeto apresentado por uma colega, que representa um “Super-Brócolo”. Isto porque os brócolos são considerados um super alimento, são ricos em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, bem como fibras alimentares e com pouquíssimas calorias. Além de tudo isto, na sua composição, os brócolos possuem propriedades anticancerígenas e o seu consumo diário evita doenças do coração, úlceras e gastrites.
Passando á fase de construção, o trabalho foi dividido em diversas partes e cada uma delas foi atribuída a um grupo de alunos da turma. Então, para a construção do caule do brócolo e da capa, os alunos recortaram as embalagens em tiras e aplicaram a técnica do entrançado como se de um cesto ou de uma esteira se tratasse, para que as referidas estruturas ficassem com alguma resistência. A parte superior, a “flor do brócolo”, foi construída a partir da técnica de “papel machê”, tendo-se utilizado cartão canelado e papel jornal amarrotado para dar a forma e o volume. Os outros elementos (mãos e braços, pés e pernas, ramos e outros) foram executados com rolos com diversos diâmetros feitos com cartão das embalagens Tetra Pak,. Para os olhos foi reutilizada uma bola de plástico proveniente das máquinas de brindes. Com o resto das embalagens recolhidas, os alunos produziram dois adereços: uma colher de pau e um escudo onde se decidiu colar os símbolos “Tetra Pak” e “FSC”.
Na fixação de todas as partes do trabalho foram utilizadas vários tipos de cola e agrafos. Por fim, pintaram o “boneco” com tintas de acrílico aquoso.
Os alunos intervenientes colaboraram ativamente em todo processo tendo gostado bastante da sua participação e do resultado final.