Trabalhos 2017
Alcochete ( 1 trabalho )
O Refúgio dos Fidalguinhos - Alcochete (Alcochete)
O nosso super vegetal foi realizado pelos alunos, educadores e professores que supervisionaram.Materiais: Pacotes da Compal; Madeira; Cartolinas; Tampas do sumo Compal Veggie; Tampas do sumo Compal; Cola quente.Os alunos começaram por colar os pacotes de sumo uns nos outros […]
Ver a página do trabalho aqui.
Almada ( 1 trabalho )
Escola Básica Louro Artur (Almada)
Dando continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior, desta vez foi-nos proposto a criação de um super vegetal. É deveras importante alertar toda a comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arganil ( 2 trabalhos )
Escola EB1/JI de Coja (Arganil)
Materiais:Jornais, cola branca, tinta cenográfica verde e laranja, tesouras, cola quente, e embalagens Tetra Pak da Compal.Metodologia:As crianças amachucaram jornais com a ajuda do adulto, foram moldando uma bola. Depois forraram a papel toda a bola, amassaram - a para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
O trabalho apresentado foi realizado por alunos de várias turmas da Escola Básica nº1 de Arganil, os quais frequentam as atividades do «Clube Girassol» que desenvolve, ao longo do ano letivo, um projeto relativo à alimentação e à reciclagem no […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 1 trabalho )
Centro Social Paroquial da Vera Cruz (Aveiro)
Este projeto foi elaborado pelas crianças da sala 5 (crianças de 4, 5 e 6 anos de idade). Em primeiro lugar foi discutido em grande grupo alguns dos vegetais que as crianças conheciam e quais os seus “superpoderes” nutricionais. Foi […]
Ver a página do trabalho aqui.
Barreiro ( 3 trabalhos )
Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)
Os 26 alunos do 4º ano de escolaridade depois de terem desenhado individualmente frutas e vegetais, em votação elegeram o Tomate – “Tomato man”.Com a orientação da professora titular, da turma, fizeram um trabalho de pesquisa sobre a fruta escolhida […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)
Este super vegetal foi elaborado pelos 20 alunos da turma do 4º ano C da escola nº 6 do Barreiro , uma turma com alunos problemáticos em termos de aprendizagem e comportamento, que se envolveram totalmente neste projeto.No final o […]
Ver a página do trabalho aqui.
O Refúgio dos Fidalguinhos - Barreiro - Creche, JI 1º CEB (Barreiro)
A nossa escola construiu três super vegetais ( super brócolo, super milho e super alho) mas por votação ganhou o SUPER ALHO FRANCÊS. O nosso Super alho francês foi construído pelos alunos e ajuda dos educadores/professores,Materiais: Pacotes do sumo da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Beja ( 1 trabalho )
Centro Infantil Coronel Sousa Tavares (Beja)
Foi feita uma recolha de embalagens junto das familias.Posteriormente foi efetuada uma reunião, de modo a planificar o projeto a realizar, com os alunos do 2º ano do ensino básico.Foram feitos esboços do projeto e distribuição de tarefas.Foram feitos moldes […]
Ver a página do trabalho aqui.
Câmara de Lobos ( 2 trabalhos )
EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)
Memória DescritivaO super vegetal Este trabalho foi realizado com cerca de 18 alunos da turma do 4ºA da nossa escola, na aula de Clube Eco Escolas. Primeiramente as coordenadoras explicaram o propósito deste projeto e respetivo regulamento. Também foram mostradas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília (Câmara de Lobos)
Primeiramente foi selecionado o vegetal que pretendíamos elaborar. Optámos pela beterraba uma vez que as crianças desconheciam o vegetal. De seguida foram divididas tarefas por todas as salas, onde as crianças participaram ativamente na elaboração do vegetal. As famílias colaboraram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Caminha ( 2 trabalhos )
Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)
[…]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Loução - Venade (ex. EB1 de Loução) (Caminha)
Materiais: pacotes de sumo da COMPAL e de marcas brancas, esferovite reutilizado, papel de cozinha, rede, cola quente, cabeleira de palhaço, restos de plástico…Metodologias:- afixação do cartaz promotor do projeto;- apresentação do projeto às crianças e alunos; - reflexão conjunta […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 2 trabalhos )
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)
Primeiro lancei o desefio para a recolha das embalagens de sumo da compal, Depois recolhemos imagens de alguns vegetais,Também fomos á nossa horta ver de perto alguns vegetais que plantamos. Os que mais despertaram a atenção foram os feijões e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Colégio Bom Jesus (Coimbra)
Perante o desafio lançado, a sala dos 5 anos do Colégio Bom Jesus "deitou mãos à obra". Assim, com a ajuda de toda a comunidade educativa, foram recolhidas embalagens tetra pack necessárias para a realização do nosso Super Vegetal.Após uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estarreja ( 2 trabalhos )
Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)
Enquadramento: A reutilização, a valorização e redução de lixos são medidas de uma política ambiental que surge enquadrada na promoção do desenvolvimento sustentado, para o planeta Terra. Logo, é necessário aliar à Educação para a Cidadania uma educação orientada para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Visconde de Salreu (Estarreja)
Foi lançado o desafio a todos os alunos da escola. Foram utilizadas embalagens Tetra Pack, os alunos trabalharam em colaboração com os encarregados de educação na construção do super legume e na respetiva pesquisa.Dos trabalhos apresentados, foi selecionado o "Super […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estremoz ( 1 trabalho )
Escola EB Sebastião da Gama (Escola Sede do Agrupamento) (Estremoz)
Inicialmente foi efetuado um trabalho de sensibilização junto dos alunos, famílias e comunidade, sobre a importância da reciclagem, proteção do ambiente e da introdução de fruta e vegetais na alimentação diária.Posteriormente dialogou-se com os alunos sobre os vegetais e após […]
Ver a página do trabalho aqui.
Évora ( 2 trabalhos )
Centro de Actividade Infantil de Évora (Évora)
O desafio foi apresentado ao grupo para decidirmos em conjunto qual o vegetal a ser construído, o que ficou acordado construir um nabo, em menção a História o Nabo Gigante contada em sala na semana anterior.Iniciamos com a construção da […]
Ver a página do trabalho aqui.
E. B. do Chafariz d'El Rei (Évora)
Materiais: Pacotes da Compal, 2 pequenos garrafões de plástico; tubo pvc, bolinha de esferovite, cola quente, tintas spray.Intervenientes: alunos dos 2º e 3º anos, prof. coordenador e auxiliar.Processo:1. Os alunos colaram as tampinhas nos 2 garrafões com que se formou […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 4 trabalhos )
Casa da Criança S. Julião (Figueira da Foz)
MEMÓRIA DESCRITIVA - Cria um Super Vegetal Tendo como ponto de partida o mote do passatempo, solicitou-se às crianças que desenhassem um Super Vegetal. Partindo das várias representações dos vegetais, foram selecionados pormenores de vários desenhos. Com as ideias escolhidas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Abadias (Figueira da Foz)
Os alunos do 4º ano realizaram algumas atividades relacionadas com os vegetais no âmbito da disciplina de Estudo do Meio e decidiram que iriam construir uma Super Batata. Para tal, planificaram o trabalho, iniciando-o com o desenho do projeto. Nesta […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)
Mais uma vez, e à semelhança do que acontece desde que a Escola abriu, participamos no concurso da TetraPak, este ano com o tema "Cria um SUPER VEGETAL" Materiais: Embalagens de TetraPak da Compal, garrafas e garrafões de plástico, embalagens […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 do Viso (Figueira da Foz) (Figueira da Foz)
O nosso “super vegetal” nasceu a partir de uma história em que os vegetais se revoltam porque as crianças não gostam de os comer. Assim, não quisemos dar primazia a um só vegetal, mas apresentar um pequeno conjunto deles, pois […]
Ver a página do trabalho aqui.
Funchal ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE da Lombada - São Martinho (Quebradas) (Funchal)
Processo de construção do super-herói:Vegetal – brócolo. Materiais – 9 embalagens da Tetra Pack de 1L da marca Compal, papel de seda verde-escuro e verde-claro, cola quente, cola UHU, 5 rolos de papel higiénico, 12 rolos de papel de máquina […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gouveia ( 2 trabalhos )
Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)
O nosso jardim de infância escolheu fazer um alho francês para super herói vegetal. Os meninos e funcionários trouxeram os pacotes vazios de casa. Procedeu-se à sua abertura e limpeza. O passo seguinte foi escolher a forma de o construir […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ílhavo ( 1 trabalho )
Lousã ( 1 trabalho )
EB nº2 da Lousã (Lousã)
Memória descritivaCriar um super vegetal - Escalão 1º cicloSuperCenouraO desafio “Criar um Super Vegetal”, promovido pela Compal e pela TETRA PAK, foi apresentado aos alunos e aos pais da turma 1ºA da Escola Básica nº2 da Lousã. A par dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Machico ( 1 trabalho )
Centro de Convívio da Casa do Povo de Água de Pena (Machico)
Aceitámos participar no desafio TetralPak/Compal 2017 atendendo a que um dos nossos propósitos é proteger o ambiente e promover a alimentação saudável. Ao reutilizarmos as embalagens da Compal, além do desenvolvimento do sentido estético estamos também a alertar para a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 1 trabalho )
EB1 da Venda do Pinheiro (Mafra)
Escolhemos o fruto base para ser o nosso super-herói por votação.Pesquisámos e aprendemos sobre o mesmo.Provamos e bebemos o seu sumo (de difícil toma), comemos tomates cherry, provamo-lo das mais variadas formas.Recolhemos os pacotes de sumo da Compal Veggie de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marco de Canaveses ( 3 trabalhos )
Jardim de Infância Fornelo - Avessadas (Marco de Canaveses)
Após elegermos através de eleição, de dedo no ar,entre tomate e cenoura, um legume para ser o nosso SUPER HERÓI, ganhou por grande maioria o TOMATE.materiais: uma caixa de cartão,jornais amachucadosjornais coladossacos de batatas vaziosagulha, cola, picos de picotagem e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Vila Verde - Tuias (Marco de Canaveses)
Memória descritiva.Vegetal - Alface.Material - 4 embalagens compal e embalagens pacotes de leite tetra pak. que as crianças trouxeram de casa, jornal e cola quente. Alface foi o vegetal escolhido pelas crianças. O centro da alface foi feito com jornal […]
Ver a página do trabalho aqui.
JI da Searinha (Marco de Canaveses)
MEMÓRIA DESCRITIVA:Depois de um diálogo, com o grande grupo, no qual lhes expliquei o desafio. Este decidiu que o vegetal era a cenoura, tendo sido o vegetal escolhido pela maioria que fizeram uma votação e de seguida elaboramos um gráfico.De […]
Ver a página do trabalho aqui.
Óbidos ( 1 trabalho )
Oeiras ( 2 trabalhos )
Colégio Santiago (Oeiras)
Super Alho-FrancêsO Super Alho-Francês é rico em vitamina A e C e ainda em potássio, cálcio e fósforo. Ele possui os super-poderes que ajudam a melhorar o nosso sistema imunitário e que combatem alguma doenças cardiovasculares e a diabetes.Para a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Padre António Vieira (Oeiras)
Sendo uma turma de 1.º ano (26 alunos), o objetivo foi criar um elemento conhecido e de fácil recolha de informação antes da sua construção. Após visualização de vegetais e discussão do elemento a ser elaborado, os alunos votaram entre […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oliveira de Azeméis ( 2 trabalhos )
Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis)
Ao longo do último mês as crianças e os pais trouxeram as embalagens pedidas. As crianças mais velhas participaram no corte das folhas do legume. Alguns membros do Conselho Eco Escolas participaram na construção do eco-legume. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 D. Frei Caetano Brandão (Agrupamento de Escolas de Loureiro) (Oliveira de Azeméis)
NOME DO PROJETO: “Carmenzita Tutti Frutti”MEMÓRIA DESCRITIVAMais uma edição, mais um desafio: criar um super herói com os poderes extraordinários das frutas ou legumes.Na Escola Básica de Curval abrimos e exploramos o baú da imaginação e idealizamos uma heroína da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paredes ( 1 trabalho )
Jardim de Infância de S. Marcos (Paredes)
Após conversarmos com as nossas crianças decidimos criar o tomate, como nosso Super Vegetal.Usamos jornais para dar a forma do tomate que, posteriormente, foi coberto com papel crepe vermelho. de seguida colamos pequenos recortes dos pacotes de compal. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Pombal ( 3 trabalhos )
Assoc. Promoção Social, Desportiva R. Cultural Moita do Boi (Pombal)
Memória Descritiva do Passatempo “Cria um Super Vegetal e ganha prémios”No âmbito do passatempo “Cria um Super Vegetal e ganha prémios”, atividade promovida pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Casa da Criança de Pombal (Santa Casa da Misericórdia de Pombal) (Pombal)
O Super Brócolo foi construído tendo como base uma embalagem Tetra Pak da Compal que , posteriormente , foi pintado de verde. Para fazer a rama utilizaram-se folhas de papel reciclado, amachucadas em forma de bolas. e pintadas de verde. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar de Almagreira (Pombal)
Memória descritivaIdentificação dos participantes: alunos, professores e assistentes operacionais do Centro Escolar de Almagreira.Nome do Projeto: Projeto "Cria um super vegetal”Memória descritiva da peça: projeto executado pelos alunos com supervisão dos adultos. Desenho de um nabo em papel de cenário. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta Delgada ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI da Covoada (Ponta Delgada)
EB1/JI de CovoadaCria um Super Vegetal Compal/Tetra PakMemória DescritivaPara a realização do trabalho da nossa escola para participar no desafio “Cria um Super Vegetal” foram pedidas ideias em duas turmas, 1º e 2º anos. Depois de várias sugestões, optou-se pela […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta do Sol ( 1 trabalho )
Escola EB1/ PE da Lombada da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Os alunos do 3.º e 4.º anos trouxeram embalagens de casa e em conjunto decidiram qual o vegetal a executar. Elaboraram a abóbora recorrendo ao recorte e colagem das embalagens Tetra Pak. o lema do nosso herói é " Salvar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponte de Lima ( 1 trabalho )
Escola Básica de Lagoas (Ponte de Lima)
Materiais: embalagens da Compal, tampas, tintas, tesouras, cola quente e estrutura em arame.Metodologias: Iniciou-se o projeto com um diagnóstico no sentido de serem aferidas possibilidades de construção considerando o aspeto visual da cenoura, as técnicas a utilizar e procedimentos a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto Moniz ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE e Creche do Porto Moniz (Porto Moniz)
O trabalho para o concurso “Cria um Super Vegetal e Ganha Prémios” foi elaborado pelas crianças com cinco anos da EB1/PE/C do Porto Moniz. A educadora de infância dialogou em grande grupo, explicando a atividade. Surgiram várias ideias, tais como: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Praia da Vitória ( 1 trabalho )
Escola Básica Integrada dos Biscoitos (Praia da Vitória)
O Biscomat é um herói da matemática que de origem é um biscoito pois a nossa freguesia é Biscoitos. Para a participação neste concurso o Biscomat teve de sofrer uma pequena metamorfose e transformar-se num maracujá, fruto tropical que cresce […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Cruz ( 3 trabalhos )
Centro Comunitário da Nogueira (Santa Cruz)
Inicialmente, foi discutido em sala de aula qual seria o super herói que iríamos efetuar. Surgiu a ideia de um Super Vegetal, nomeadamente um vegetal verde (couve). Alguns alunos trouxeram embalagens da Compal e outras embalagens pedimos a várias pessoas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE das Figueirinhas (Santa Cruz)
Na reunião do concelho Eco-Escolas, ficou decidido que este projeto era para ser desenvolvido pelas crianças do pré-escolar. Assim sendo, houve a participação de todas as crianças do pré- escolar (com a ajuda das educadoras), em que cada uma teve […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)
O desafio lançado às eco-escolas pela Tetra Pak e Compal em parceria com o Programa Eco-Escolas foi apresentado, aos alunos do 1º e 2º anos da nossa escola, nas aulas de expressão plástica. Este desafio tem como principal objetivo sensibilizar […]
Ver a página do trabalho aqui.
São João da Madeira ( 2 trabalhos )
Escola Básica do 1º Ciclo com JI Conde Dias Garcia (São João da Madeira)
Os alunos do 2.º ano participaram no Passatempo “Cria um Super Vegetal e ganha prémios”, promovido pela Compal e pela Tetra Pack em parceria com o Programa Eco-escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, que tem como principal objetivo alertar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica do Parque (São João da Madeira)
A partir dos conteúdos trabalhados na área de Estudo do Meio (alimentação saudável) em articulação com o Programa Eco escolas surgiu o desafio da construção de super vegetais. Assim o desafio foi lançado por duas professoras às suas turmas – […]
Ver a página do trabalho aqui.
Seixal ( 2 trabalhos )
Colégio Guadalupe (Seixal)
Material utilizado:• Embalagens de sumos Compal de 1 litro, com símbolo tetra pak.• Um Panamá de pano (já inutilizado).• Uma garrafa de plástico.• Papel de revista• Papel colorido• Cola quente Metodologia:1. As crianças cortaram as embalagens de sumo e as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Colégio Parque do Falcão (Seixal)
A sala dos 5 anos construiu um super vegetal utilizando uma rede, pedaços de papel, pacotes tetra pak, tinta e alguns adereços. Foi uma atividade feita em grupo onde todos participaram e estamos muito contentes com o resultado final. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 1 trabalho )
Escola Primária Sant'Ana - Externato (Setúbal)
A turma do 1 B decidiu o vegetal a ser transformado em herói. O vegetal escolhido foi a papaia, porque foi uma das primeiras palavras a ser lida pela turma e que também era um fruto desconhecido por alguns alunos, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Silves ( 1 trabalho )
DSA-Escola Alemã do Algarve, Lda (Silves)
Este Super-Brócolo foi construido pelas 9 crianças da sala de jardim de infância da Escola Alemã do Algarve. As crianças têm idades compreendidas entre os 3 e 6 anos de idade. As duas educadoras da sala ajudaram as crianças neste […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 3 trabalhos )
EB de Lopas (Sintra)
Iniciou-se o processo, fazendo a escolha das turmas da escola que iriam participar nesta iniciativa, cabendo esta iniciativa às duas turmas de 2.º Ano, De seguida, as regras do concurso foram projetadas na turma, explicadas e, a partir delas, criou-se, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Ribeiro de Carvalho (Sintra)
A construção do Super Vegetal esteve a cargo de alguns alunos de 3º e de 4º ano da EB Ribeiro de Carvalho em parceria com a Unidade de Apoio à Multideficiência, contando com a colaboração da docente da Unidade de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Novas ( 1 trabalho )
Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)
Centro de Bem Estar Social da Zona AltaCreche/Jardim de Infância Concurso “Um SUPER LEGUME Tetra Pak” - O Nabo GiganteA partir da abordagem da história “ O Nabo Gigante” introduzimos o desafio ao grupo heterogéneo (3,4 e 5 anos ) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 1 trabalho )
Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )
EB1/JI Santa Eulália (Vila Franca de Xira)
Os materiais utilizados foram - pacotes de sumo compal, garrafa de sumo, rolos de cartão, lãs, argolas de plástico, papel autocolante vermelho e cola.Este foi o resultado dum percurso que se iniciou em Fevereiro e terminou agora. Estiveram envolvidas todas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 2 trabalhos )
Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)
Todos os alunos do colégio, e respetivas famílias, contribuíram para a recolha das embalagens necessárias para a realização do nosso Super Herói. A construção do boneco ficou à responsabilidade dos alunos do 4.º ano e respetivos professores titulares. O vegetal […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Freixieiro (Vila Nova de Gaia)
Este super-herói, o MilhoAbração, saúda os alunos que têm uma alimentação saudável e equilibrada, privilegiando os ensinamentos da roda dos alimentos. Abraça ainda aqueles que depositam as embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo, transformando-as em frutos e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Real ( 1 trabalho )
Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)
Memória Descritiva- CRIA UM SUPER VEGETALJardim de infância de POUSADA- Agrupamento de Escolas Diogo Cão de Vila Real 1 -INTRODUÇÃOA presente memória descritiva refere-se ao projecto de construção de um Super Vegetal, atividade proposta pela plataforma eco escolas com o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Águeda ( 1 trabalho )
Escola Básica Fernando Caldeira (Águeda)
Recortamos embalagens vazias de COMPAL e com garrafas de leite construímos o nosso super-herói , o Compalão . Foi tudo colado com cola quente, sempre com ajuda da professora da Educação Especial. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcobaça ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 de Pataias (Alcobaça)
1- O projeto foi apresentado às turmas do 2º ciclo (3 turmas, 2 do 5º ano e 1 do 6º ano), na disciplina de Educação Tecnológica, pelos professores António Aurélio e Fernanda Rodrigues, de Educação Visual / Educação Tecnológica;2- Numa […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)
Cria um Super Vegetal e Ganha Prémios Keep Calm and Eat Lettuce Este projeto foi realizado por um grupo de alunos de uma turma de Percurso Curricular Alternativo e estava inserido na Planificação do Projeto “A nossa Horta , a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Almada ( 1 trabalho )
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
O projeto “Cenourinha” da Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes foi desenvolvido com a turma do 9ºA na disciplina de Educação Visual, em trabalho de grupo e subordinado ao slogan “Para uma boa visão ter, cenouras deves comer”.O […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 1 trabalho )
Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Sede) (Aveiro)
Memória descritivaDesafio Tetrapak-Compal. "Cria um super vegetal"Aceite o desafio proposto pela professora da disciplina de Arte e Ambiente, começamos por escolher a cenoura como o nosso super vegetal. Elaborámos o projeto escolhendo a forma como o íamos concretizar. Decidimos fazer […]
Ver a página do trabalho aqui.
Barreiro ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
Sim, as frutas e vegetais têm superpoderes.Superbróculo ESCOLA Padre Abílio Mendes – BARREIROANO/TURMA: Unidade Multideficiência PROFªs.: Lurdes Monteiro, Sandra Duarte, Susana Castim e Ana RosadoMEMÓRIA DESCRITIVAO nome “bróculo” deriva da palavra latina “Brachium”, o que significa braço ou sucursal, um […]
Ver a página do trabalho aqui.
Braga ( 1 trabalho )
E.B. 2,3 de Gualtar (ex. Escola Básica de Gualtar) (Braga)
Nasceu um novo SUPER HERÓI, tendo como inspiração o novo sumo “Compal Veggie de Beterraba e Maçã”, que foi batizado com o nome de SUPER BETMÃ. Foi elaborada uma “escultura" com 94x62x68cm, tendo como recurso prioritário a reutilização das embalagens […]
Ver a página do trabalho aqui.
Caldas da Rainha ( 1 trabalho )
Colégio Frei Cristóvão (Caldas da Rainha)
Passatempo – Cria um Super Vegetal e ganha prémios!O projeto referenciado foi trabalhado por 3 alunas da turma B do 5.ºano de escolaridade, Elisa Ferreira, Helena Tavares e Bia Reis, com a colaboração da Diretora de Turma e Coordenadora do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cantanhede ( 2 trabalhos )
Centro de Estudos Educativos de Ançã (Cantanhede)
Tudo começou pela seleção do vegetal... Confusão total. Uns queriam pepinos, outros queriam nabos, outros até alfaces. Decidiu-se fazer uma votação. A cenoura ganhou mas por pouco... o pepino ficou em segundo lugar.Partiu-se para a construção do vegetal e logo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Técnico Profissional de Cantanhede (Cantanhede)
Um dos grandes desafios que se coloca ao cidadão do século XXI consiste na preservação do meio ambiente, sendo cada vez mais assumida a necessidade de salvaguardar o futuro das gerações vindouras, assente num modelo de desenvolvimento sustentável.O objetivo da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Castelo de Paiva ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)
O nosso super fruto é o Super Ananás; foi construído com 5 embalagens TetraPak da Compal de 1 litro, 4 embalagens TetraPak da Compal de 200 ml e uma imagem de um ananás, reforçada com cartão. Usamos cola quente para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Felgueiras ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)
A couve foi elaborada pelos alunos do 7º ano de escolaridade: - recolheram as embalagens tetrapark de um litro; - cortaram as embalagens com moldes (folhas) de diferentes formatos; - usaram como base, uma bola de esferovite com aproximadamente 10 […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
O projeto da nossa escola foi elaborado e desenvolvido pelos alunos da turma do 6.º13 na disciplina de Educação Visual. Inicialmente foram apresentadas as regras do passatempo e analisadas as características das embalagens de cartão para alimento líquidos. Também foi […]
Ver a página do trabalho aqui.
Funchal ( 2 trabalhos )
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
Materiais utilizados: Embalagens Tetra Pack marca Compal de 1 litro Cartolina Papel Autoclante Transparente Guache Cola UHU e cola quente Agrafos Olhos de PlásticoMetodologia:A atividade iniciou-se com a recolha de ideias, gráficas, sobre o quê e como executar o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)
Aceitamos o desafio da Tetra Pak - Super Vegetal com muito entusiasmo. Foi o desafio perfeito para a turma do nono ano de escolaridade, do percurso curricular alternativo. O tema enquadrou-se perfeitamente no currículo da disciplina de Ciências Físicas e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gavião ( 1 trabalho )
Escola Básica de Gavião (Gavião)
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do Clube do Ambiente, na sua maioria de 2ºciclo. Enquanto alguns alunos procuravam embalagens pelos ecopontos, outros idealizavam o legume ou fruta a realizar.Em unanimidade decidiram realizar um legume. Utilizando uma caixa de cartão, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gondomar ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Rio Tinto (Gondomar)
Escolhemos a cenoura por ser um vegetal muito conhecido e consumido na culinária. É bastante versátil, podendo ser apresentada de várias formas e pode ser consumida crua ou cozinhada. É interessante do ponto de vista nutricional, sendo rica em fibras […]
Ver a página do trabalho aqui.
Guimarães ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)
Na sequência da comemoração do Ano Internacional das Leguminosas, o trabalho elaborado representa uma super-ervilha. Este vegetal apresenta diversos benefícios para a saúde. As ervilhas são ricas em sais minerais como o cobre, o cálcio, o potássio, o fósforo, o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lagoa (Açores) ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Lagoa (Lagoa (Açores))
A Pimenta da Terra é um pimento que se cultiva nos Açores. O seu cultivo é mais abundante em São Miguel, apesar de também ser cultivado noutras ilhas dos Açores. É um fruto vermelho e muito alongado, sendo colhido maduro […]
Ver a página do trabalho aqui.
Leiria ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria)
O "Super Nabo" foi construído com os alunos do Ensino Especial (NEEP) na Oficina de Manualidades com a supervisão da Professora Patricia Vala.Numa primeira fase os alunos dedicaram-se a pesquisar sobre os legumes e selecionar aquele que iriam construir. Após […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 1 trabalho )
Lycée Français Charles Lepierre (Lisboa)
Morangutango o Super Vegetal que indica se o sistema imunitário e digestivo estão a funcionar corretamente. A construção foi elaborada por vários alunos do 6ºano seguindo as seguintes etapas:Etapa 1: Decisão do nome e do super vegetal a escolher;Etapa 2: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lousã ( 1 trabalho )
EB nº2 da Lousã (Lousã)
Memória descritivaCriar um super vegetal - Escalão 2º cicloSuperTomateO desafio “Criar um Super Vegetal”, promovido pela Compal e pela TETRA PAK, foi apresentado aos alunos da turma 5ºB da Escola Básica nº2 da Lousã, numa aula de Oficina de Projeto. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica de Custóias (Matosinhos)
Projeto Compal – “CRIA UM SUPER VEGETAL E GANHA PRÉMIOS”O projeto da nossa escola foi elaborado e desenvolvido por alunos do 7º ano na disciplina de Educação Tecnológica.Para a elaboração do trabalho, os alunos escolheram como materiais a utilizar na […]
Ver a página do trabalho aqui.
Moita ( 1 trabalho )
Escola EB2,3 José Afonso (Moita)
Sendo a nossa escola uma Eco Escola, a participação neste projeto para além de um desafio foi também o consolidar de anos de trabalho no aproveitamento de materiais e de sensibilização dos nossos alunos para os aspetos ambientais.A nossa escola […]
Ver a página do trabalho aqui.
Montemor-o-Novo ( 1 trabalho )
Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, como Eco Escola que é, tem por norma reutilizar materiais nos trabalhos e atividades que desenvolve com os seus alunos, uma modelo que se pretendeu incutir em toda a comunidade escolar.A […]
Ver a página do trabalho aqui.
Moura ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Moura (Moura)
Intervenientes : Os alunos do 5º ano turma E e alunos do 8ºanoMateriais utilizados: embalagens, cola quente, tesoura, jornal, platex/madeiras, cartão, agrafos, fita cola e tampas. Os legumes elaborados pelos alunos com a orientação dos professores desenvolveram-se da seguinte forma: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nordeste ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3/S de Nordeste (Nordeste)
Para participar no concurso “CRIA SUPER FRUTAS E VEGETAIS E GANHA PRÉMIOS”, ação promovida pela Compal e pela TETRA PAK, em parceria com o Programa Eco-Escolas, a EBS do Nordeste escolheu criar a PRINÁS (priolo + ananás), uma super-heroína, que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oeiras ( 1 trabalho )
EB2,3/S Aquilino Ribeiro (Oeiras)
Brócolo criado a partir de um conjunto de materiais recicláveis. Tem como base a utilização dos pacotes Tetra pak, as respetivas tampas para fazer de olhos e restos de papel para imitar as folhas dos brócolos. Aproveitei para representar um […]
Ver a página do trabalho aqui.
Olhão ( 1 trabalho )
Escola Básica Dr. Alberto Iria (Olhão)
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma A do 7º ano da Escola Básica Dr. Alberto Iria. As atividades desenvolveram-se em aulas de Físico-Química, Educação Tecnológia e Educação para a Cidadania sob orientação das professoras Ema Salero e Carina […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
A construção do "Super Vitamina C"Lançado e escutado, de forma atenta, o desafio da Tetra pack às crianças do ATL, começámos por idealizar o nosso herói favorito; cada criança desenhou um fruto, personificando-o como super herói. Após esta fase individual, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oliveira do Bairro ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)
Nome Das Participantes: Ana Rita Conceição, Maria Eduarda Almeida, Mariana Domingues, Marta Figueiredo, Matilde Micaêlo.Nome Do Projeto: “Super-Saúde”.Dimensões: 76cm (alt.) x 85 cm (larg.) x 45 cm (profund.)Materiais:Arame; Cartão; Tintas; Tecido usado; Brilhantes; 4 embalagens Compal de 1 L; Folhas; […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourém ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Ourém)
A primeira etapa do trabalho consistiu na recolha das embalagens de 1l de Compal, por toda a comunidade educativa. Ao mesmo tempo os alunos do clube Eco-Escolas realizaram várias pesquisas para escolher o vegetal para construir o super-herói , tendo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paredes ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Paredes (Paredes)
Brócolo - um herói entre os vegetaisEste trabalho, foi realizado nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Foi utilizado o método de apresentação do tema aos alunos por parte da professora, os quais realizaram posteriormente pesquisas de elementos alusivos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Com este projeto pretendeu-se chamar a atenção da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem ter uma presença diária; informar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto ( 1 trabalho )
Colégio Luso Internacional do Porto - CLIP (Porto)
O nosso super vegetal tem uma arma que dispara multi-vitaminas para nos ajudar no nosso dia-a-dia. Ele tem a forma de um ananás e foi construído unicamente com embalagens de vários tamanhos de Compal e pelo alunos de uma turma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Póvoa de Lanhoso ( 1 trabalho )
Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)
Super Vegetal No âmbito do Desafio Eco-Escolas Super Vegetal, alguns alunos do 5ºAno – Turma B da EBI do Ave, a partir de embalagens tetra pak compal, construíram os super-heróis, super amigos da Veggie, que também eles formam uma super-turma. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira Brava ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)
ESCOLA/INSTITUIÇÃO: EB23 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Campanário)PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ÁRVORE (materiais, metodologias e intervenientes): MATERIAIS:Na medida do possível, os materiais usados na elaboração deste super-vegetal foram materiais passíveis de serem reutilizados. Assim foi necessário: aproximadamente 20 embalagens […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira Grande ( 1 trabalho )
Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande)
Foi dado a conhecer o passatempo “Cria um Super Vegetal e Ganha Prémios” aos alunos da turma C do oitavo ano. De imediato o desafio foi aceite! Foi construído e colocado um caixote no átrio da escola para recolha das […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )
Escola S/3 de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira)
Etapa 1- Arranjámos o material necessário: um garrafão de água de 5 litros, uma caixa de sapatos, cartolinas, fita cola, cola e, o mais essencial, as embalagens de Compal.Etapa 2 - Começámos por forrar o garrafão com fita cola. Depois […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santiago do Cacém ( 1 trabalho )
Escola Básica Professor Arménio Lança (Santiago do Cacém)
Os materiais utilizados foram: esferovite, pacotes da Compal, tecido (cetim), papel colorido (vermelho para a boca e verde para o cabelo), cola líquida, tintas (preto e branco nos olhos, cor-de-rosa para os lados) e parafusos para segurar o boneco à […]
Ver a página do trabalho aqui.
São João da Madeira ( 1 trabalho )
EB 2/3 de S. João da Madeira (São João da Madeira)
Mais uma vez a comunidade educativa aceitou o desafio na realização de um Super Vegetal.Os alunos aprenderam quais são os hábitos e estilos de vida saudáveis e não saudáveis especialmente a importância de uma alimentação equilibrada.O trabalho do Super Vegetal […]
Ver a página do trabalho aqui.
Seixal ( 1 trabalho )
EB 2,3 da Cruz de Pau (Seixal)
Breve memória descritivaSuper-Herói Veggie _Rabanete,-Este trabalho consistiu em fazer um super vegetal- com embalagens TetraPak da Compal de 1L, com o símbolo FSC®.-A realização da tarefa teve a colaboração de diversas disciplinas - Mat/ET/EV/CN/Port.-Fomos praticando na(s) aula(s).-Elaboraram-se pesquisas. Surgiram várias […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sertã ( 1 trabalho )
Instituto Vaz Serra (Sertã)
Instituto Vaz Serra Cernache do BonjardimConcurso “Cria um Super Vegetal e Ganha Prémios” Memória descritiva No âmbito das atividades e projetos coordenados pela ABAE| Eco-Escolas, para o ano letivo 2016/2017, os alunos do Instituto Vaz Serra aceitaram o desafio do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sesimbra ( 1 trabalho )
Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)
Somos a turma E do 5º ano da Escola Básica Integrada da Boa Água e na disciplina de Educação Tecnológica decidimos realizar este projecto no âmbito do Eco-Escolas, porque nos preocupamos com a alimentação que fazemos.Começámos por sensibilizar os nossos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 2 trabalhos )
Colégio Infanta Dona Maria de Portugal (Sintra)
O super vegetal, a "Super Ervilha", foi criado com uma grande variedade de materiais reciclados. Inicialmente escolheu-se o vegetal; este foi desenhado em dimensão pequena e transposto para cartão. Foram aplicadas camadas de jornal, com cola branca e foram criadas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)
MEMÓRIA DESCRITIVAOs alunos mostraram-se motivados com a participação no concurso “Super Vegetal”.Começaram por pesquisar e seleccionar os legumes mais sugestivos, o escolhido foi o aipo pelas suas características formais, e expressivas, para além dos seus benefícios, nomeadamente, o aipo é […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Novas ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)
Começamos por pôr em prática alguns conhecimentos adquiridos no primeiro período sobre alimentação equilibrada. A Roda dos Alimentos foi assunto amplamente abordado neste período, como tal, o conhecimento de que os alimentos estão divididos em 7 grupos foi fundamental. Os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)
Foram efetuados vários esboços para a construção de um Super Vegetal e selecionado um: O Super Cenoura.Foram recolhidos em pacotes de litro Tetra Pak da Compal.Iniciou-se o processo de construção:- Execução da base (corpo da cenoura), com cartão reutilizado;- Forra […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Internacional de Torres Vedras (Torres Vedras)
Este projeto foi realizado pelos alunos da turma B do 7.º Ano, nas aulas de Educação Tecnológica. Os trabalhos obedecem à metodologia do Design e foram desenvolvidos a partir de esboços e projetos rigorosos desenhados à escala. As técnicas de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vagos ( 1 trabalho )
Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)
Material: Embalagens de sumos Compal Vaso de planta natural Tirela Linhas Máquina de costura Enchimento de almofada Os alunos fizeram o projeto do Super Vegetal, tendo escolhido o alho francês. Depois de abrirem as embalagens de sumos Compal, com […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )
EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)
“CRIA UM SUPER VEGETAL E GANHA OS PRÉMIOS”MEMÓRIA DESCRITIVASUPER ALHOEscolhemos o alho francês para recriar no nosso projeto, pois é um dos nossos vegetais preferidos, em termos de “figura”. Brincando com o assunto, podemos dizer que é um vegetal elegante. […]
Ver a página do trabalho aqui.
VILA REAL ( 1 trabalho )
Vila Verde ( 1 trabalho )
Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)
“Cria um super vegetal e ganha prémios”, é um dos vários projetos que o Programa Eco-Escolas propõe para este ano letivo, promovido em parceria com a Compal e a TETRA PAK. O desafio foi lançado à turma de Cef - […]
Ver a página do trabalho aqui.
Viseu ( 1 trabalho )
Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)
Os alunos ( 5º A e 6ºE) participaram em todo o processo de criação do trabalho, desde a escolha do vegetal, recolha das embalagens à concretização do projeto. Foi solicitado a todos os alunos da escola recolha de embalagens da […]
Ver a página do trabalho aqui.