Trabalhos 2017

Escola EB 2,3/S de Nordeste (Nordeste)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Processo de construção do super-herói
Processo de construção do super-herói
O detalhe do super-herói onde é visível uma embalagem da Compal com o logótipo da Tetra Pak e a marca FSC®
O detalhe do super-herói onde é visível uma embalagem da Compal com o logótipo da Tetra Pak e a marca FSC®
Processo de construção do super-herói
Super-herói - Prinás

Memória Descritiva:

Para participar no concurso “CRIA SUPER FRUTAS E VEGETAIS E GANHA PRÉMIOS”, ação promovida pela Compal e pela TETRA PAK, em parceria com o Programa Eco-Escolas, a EBS do Nordeste escolheu criar a PRINÁS (priolo + ananás), uma super-heroína, que ganha super poderes e surgem-lhe asas de priolo, nos pés, quando come o azevinho endémico da Floresta Laurissilva.
Primeiramente, os alunos procederam à pesquisa sobre o fruto, à sua introdução no arquipélago dos Açores, à importância do mesmo na economia micaelense e descobriram que os benefícios nutricionais do ananás são tão fascinantes como a sua anatomia. O ananás pode contribuir com cerca de 20% da dose diária recomendada de vitamina C, que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis. Além disso, esta vitamina tem muitas outras funções no organismo, já que contribui para o normal funcionamento dos sistemas imunitário e nervoso e participa na normal formação de colagénio para o funcionamento dos ossos, dentes, cartilagens e pele.
Após o trabalho de pesquisa, elaborado nas aulas de Linguagem e Comunicação, todo o trabalho de projeção e construção da Super Fruta foi desenvolvido nas aulas de Pré-Profissionalização, Cidadania e Empregabilidade, Matemática, Aprender com Autonomia e Tecnologias de Informação e Comunicação, da Turma Pré-Profissional – Regime Educativo Especial.
Assim, e com o cuidado de utilizar ao máximo as embalagens Tetra Pak da Compal, recolhidas com o apoio das assistentes operacionais do Bar e de uma campanha de recolha, o fruto tem uma estrutura de cartão reaproveitado, na qual foram colocados hexágonos recortados das embalagens do sumo e que representam a casca, de acordo módulo/ padrão do fruto. A coroa do ananás, construída com pequenas folhas verdes, também recortadas das embalagens, tiveram o objetivo de atribuir ao fruto alguma dimensionalidade. Os olhos conferem-lhe uma expressividade feminina e infantil, de forma a aproximá-la da faixa da etária dos alunos que frequentam a nossa unidade orgânica. A imagem icónica da Super Heroína apresenta o perfil de um priolo, ave endémica desta região, e tem o duplo objetivo de reconhecer a personagem criada e de conferir vida ao rosto da mesma, tendo sido elaborada com a parte prateada da embalagem, destacando-se a asa com a conjugação dos símbolos FSC e Tetra Pak e o P identificativo de Prinás. As pernas e os pés, construídos com pacotes de sumo Compal, praticamente inalterados, apresentam em lugar de destaque o logótipo da Compal, da qual sai o entrançado das sandálias romanas, que culminam nas asas de priolo, feitas, também, com a parte prateada da embalagem e que lhe concedem a leveza e as capacidades/ poderes pretendidos.
Assim, a PRINÁS é uma super-heroína que, tal como foi dito acima, adquire super poderes ao alimentar-se das plantas endémicas da floresta laurissilva micaelense. Estes super poderes são a perspicácia, a leveza e as asas do priolo, mas estas asas, tal como o mitológico Mercúrio, nascem-lhe nos pés e transformam-na numa veloz mensageira.
E a grande capacidade da PRINÁS é divulgar a necessidade da perseveração ambiental, do desenvolvimento sustentável e da alimentação saudável. Ela está sempre pronta a socorrer alguém que necessite de ajuda ou esclarecimento sobre como tratar e proteger o ambiente ou tenha dúvidas sobre o que lanchar, levando nos seus bolsos mágicos muita fruta e muita informação sobre os benefícios da fruta e dos vegetais na alimentação. E uma Super Heroína também castiga os “maus”, logo a PRINÁS “prende e repreende” todos aqueles que poluem a floresta, todos aqueles que e colocam lixo para o chão e todos aqueles que comem bolos e batatas fritas ao lanche.
Esta Super-Heroína está exposta no local nobre da Escola (hall de entrada), para que toda a comunidade educativa a possa conhecer e interagir com ela.
Refira-se que o fruto tem aproximadamente 100 cm de altura..
.