Trabalhos 2017
Centro de Convívio da Casa do Povo de Água de Pena (Machico)
Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Aceitámos participar no desafio TetralPak/Compal 2017 atendendo a que um dos nossos propósitos é proteger o ambiente e promover a alimentação saudável. Ao reutilizarmos as embalagens da Compal, além do desenvolvimento do sentido estético estamos também a alertar para a importância das frutas e vegetais na alimentação diária.O super-herói escolhido é uma beterraba. Esta, é um dos legumes existentes na horta de âmbito biológico e que faz parte da ementa do Centro de Convívio. De entre as muitas propriedades benéficas para a nossa saúde; enumeramos algumas, desintoxicar o organismo, reduzir a tensão arterial, auxiliar na formação dos ossos, prevenir e auxiliar no tratamento da anemia, estimular a concentração e prevenir o envelhecimento precoce.
Esta atividade foi realizada por todos os seniores que integram esta instituição.
Reutilizámos cartões, jornais, rolos de papel higiénico, copos de iogurte, embalagens Compal e pedrinhas. Utilizamos como complementos, fita-cola, cola branca, cola quente e tinta.
Criou-se uma estrutura (corpo) com quatro cartões reaproveitados de caixas, unidos com fita-cola. Reforçou-se a estrutura com jornal e cola branca. O corpo foi pintado com um tom aproximado à cor da beterraba. Os braços e as pernas têm rolos de papel como base. Nos braços foram aplicados triângulos selecionados das embalagens Compal nos tons laranja e amarelo. As mãos foram desenhadas e recortadas em cartões e sobrepostos em camadas para obter volume. As mãos foram decoradas com pedaços, nos tons vermelho e bordeaux das embalagens. Na mão direita destacamos um pormenor da embalagem “Sabor Intenso e Inusitado”. As pernas foram forradas com o logotipo da Compal (atualizado em 2014). Todos estes elementos têm como elos de ligação uma tira prateada recortada das embalagens. A rama da beterraba foi desenhada e recortada em cartão, revestido com os tons vermelhos na base e no topo os tons verdes das embalagens. Foram colocadas no “tubérculo” da beterraba, através de aberturas recortadas. As sapatilhas foram construídas com rolos de papel e copos de iogurte, com pedras no interior para sustentar o super-herói. As sapatilhas foram forradas com o lado prateado das embalagens. Nos cantos inferiores do calçado forma colocados símbolos “FSC” (Forest Stewardship Council), que alertam para a conservação e preservação das florestas em todo o mundo. Os atacadores são tiras recortadas das embalagens “Veggie beterraba”, nas laterais colou-se o símbolo “TetraPak” (Protege o que é bom). Colocou-se, ainda, nas sapatilhas uma imagem de uma beterraba e uma gota com o número dois. A capa foi construída com o interior das embalagens Compal, com especial destaque para as suas linhas. Destacamos alguns elementos das embalagens na capa, as beterrabas, os quadrados coloridos, o logótipo da Compal, os símbolos “Tetra Pak” e “FSC”. A partir das embalagens desenhámos os olhos e a boca, para as sobrancelhas recortou-se a imagem de folhas. No cimo colou-se um balão recortado com a mensagem “O meu sumo diário”, uma beterraba e ainda umas aves a voar. Para finalizar acrescentou-se do lado esquerdo os recortes de uma beterraba e as letras VEGGIE BETERRABA, pormenores selecionados das embalagens. O super-herói tem menos de um metro e chama-se Super Veggie B.