Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 de Pataias (Alcobaça)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Após a escolha do desenho e a sua reprodução em papel de cenário, foi novamente copiado para as esponjas com aproximadamente 90x70cm (2 camadas de 4 cm cada).
Secagem das embalagens, depois de abertas (aplanadas) e lavadas.
Fase final – depois da colagem das diversas faces do “SB”, a colocação da máscara, a colagem do esferovite e da lã – alunos do 6º ano.
Pormenor da máscara do “SB”, destacando-se os símbolos da FSC® e Tetra Pak®
Trabalho final (trás-capa) - Super Brócolo

Memória Descritiva:

1- O projeto foi apresentado às turmas do 2º ciclo (3 turmas, 2 do 5º ano e 1 do 6º ano), na disciplina de Educação Tecnológica, pelos professores António Aurélio e Fernanda Rodrigues, de Educação Visual / Educação Tecnológica;
2- Numa primeira fase, os alunos formaram grupos de trabalho para apresentarem propostas para o desafio “Sim, as Frutas e Vegetais têm Super-poderes” - Tetra pak | Compal 2017”, de acordo com o regulamento do passatempo;
3- Foi selecionada por maioria a seguinte proposta: “Super Brócolo” (SB) - "Ajuda-te a ficar mais forte"!
Pressuposto da proposta: Sendo um vegetal rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por inúmeras vitaminas, bem como uma fibra alimentar, o brócolo é considerado um super alimento pois contém em cada 100g aproximadamente 36kcal.
4- A partir da escolha do vegetal “SB”, os alunos e professores pesquisaram e analisaram diversos desenhos e estruturas possíveis, dentro das condições de trabalho existentes na escola, tendo em conta os recursos humanos e materiais. Após “longos” debates, principalmente, com os alunos do 6º ano, foram escolhidos os diferentes elementos que viriam a constituir o trabalho final, a saber: o desenho, a estrutura (esponja e embalagens Tetra pak) e composição (máscara, sigla e capa). Materiais utilizados: embalagens Tetra pak, nomeadamente da Compal, esponja, cola de contacto e cola quente (pistola), tinta plástica verde, fio norte, esferovite, cortiça, lã, tesouras e x-atos.
5- Realização: Partindo da forma do brócolo e da sua constituição (pedúnculos e flores), os alunos elaboraram alguns rolos (caules finos e grossos) e flores de diversos tamanhos, com as embalagens da Compal; desenharam o “SB” numa esponja (reutilização) de acordo com as dimensões regulamentares; esta estrutura, posteriormente, foi forrada com uma camada de embalagens, os caules (interior) e as flores (exterior); de um dos lados (frente), optou-se por fazer em relevo, sobressaindo a forma das flores e caules e do outro lado (trás), fez-se uma capa com a forma do brócolo; foram colados “farrapos” de lã e pedaços de esferovite (e rodelas de cortiça) para contornar as folhas e as flores, respetivamente; na capa, colámos os diversos elementos (Ca, K, Fe, Zn, Na, …), que entram na composição do brócolo; para realçar, pintou-se a verde os contornos das flores e parte dos caules; para finalizar, foi colocado fio norte (teia) para possibilitar a sua colocação em suspensão (“a voar”), o “Super Brócolo”.