Trabalhos 2017

Externato Padre António Vieira (Oeiras)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Construção da estrutura
Acabamentos
Exposição do Compóbora
Após a estrutura feita, procedeu-se à pintura

Memória Descritiva:

Sendo uma turma de 1.º ano (26 alunos), o objetivo foi criar um elemento conhecido e de fácil recolha de informação antes da sua construção. Após visualização de vegetais e discussão do elemento a ser elaborado, os alunos votaram entre 4 vegetais, tendo sido a abóbora o vegetal escolhido.
Foram supervisionados pela professora titular de turma, Tânia Silva.
A sua construção foi feita sempre em pequenos grupos, sendo que as decisões de cores, formas... foram sempre em grupo. O nome escolhido foi "Compóbora", alusivo à Compal e à Abóbora.
O início da estrutura começou pela cabeça, que é a abóbora e os alunos quiseram criar um corpo de rapaz.
Em todo este processo foram criadas oportunidades para que os alunos estivessem envolvidos nas decisões a tomar, bem como na importância do projeto em si.
Foram utilizados os seguintes materiais: embalagens da Compal (1l), tintas, cola quente, fita-cola, arame e tampas das embalagens da Compal).
O nosso Compóbora está exposto na escola, devidamente identificado.
Numa das mãos do Compóbora está o seu nome e na outra está a frase " Sou redonda e gostosa e super apetitosa", como chamada de atenção para o seu consumo.
Apesar de ter sido um trabalho simples, dada a idade dos alunos, pretendeu-se da ênfase à importância da alimentação de vegetais e essencialmente criar/imaginar uma personagem que na imaginação da crianças (muitas vezes através de histórias) é um ser fantástico, com superpoderes e que, neste caso, se tornou num vegetal, que tem a força de lhes dar saúde. Depois o facto de eles perceberem que todo este trabalho teve e terá uma mensagem que eles deixam aos colegas das escola e a toda a comunidade educativa, é sempre muito motivante, enriquecedor e uma mais-valia nesta faixa etária.