Trabalhos 2017

Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

técnica do balão-colagem para moldar a cabeça da beterraba
colagem das embalagens no modelo de esferovite
Visita da Fernanda Botelho- Ervas aromáticas e medicinais/ saladas- Abordagem a vegetais para saladas ricas em antioxidantes.
Continuação da colagem do material no modelo
Pintura da folhagem da beterraba para a capa do super herói

Memória Descritiva:

Memória Descritiva- CRIA UM SUPER VEGETAL
Jardim de infância de POUSADA- Agrupamento de Escolas Diogo Cão de Vila Real
1 -INTRODUÇÃO
A presente memória descritiva refere-se ao projecto de construção de um Super Vegetal, atividade proposta pela plataforma eco escolas com o objetivo de despertar e incentivar as nossas crianças para o interesse da reutilização dos resíduos- embalagens tetrapak-compal com a finalidade de selecionar e valorizar os resíduos.
Após ler o regulamento do concurso, atendendo ao propósito do mesmo e ao projecto curricular do grupo “Educação ambiental…”, como docente considerei pertinente a adesão deste estabelecimento de educação devido não só às potencialidades de consolidação de conhecimentos já adquiridos, mas de mais uma das tantas oportunidades de desenvolver nas crianças comportamentos assertivos na defesa e preservação da natureza/ambiente.
2 -ALUNOS INTERVENIENTES
As 23 Crianças do Jardim-de-infância de Pousada (3, 4, e 5 anos)
3 - DESCRIÇÃO DA Atividade
3.1. Fundamentação
Após reunião de grande grupo as crianças decidiram que queriam construir uma beterraba por a cor ser alusiva, por se andar a pesquisar ervas aromáticas e medicinais e pelo interesse em semear as beterrabas.
Fez-se uma pesquisa na net em relação aos beneficíos e propriedades da planta, realizaram-se registos gráficos colorindo imagens e desenhando por imitação/observação do modelo.
Considerados os itens anteriores o nome escolhido para o projeto foi BETERRABA SUPER HERÓI DA SALADA-CRUA, COZIDA OU ASSADA.
Como docente não posso deixar de referir a minha satisfação pela escolha feita e fundamentalmente pelas justificações apresentadas pelas crianças que revelaram consolidação de conhecimentos adquiridos e enriquecedores mostrando que o tema que neste momento estamos a abordar se traduziu em aprendizagens significativas.
3.2. Fases de execução/realização
Face ao material a utilizar e ao recurso humano (crianças de tenra idade) foi necessário o grupo elaborar um plano de trabalho e o primeiro constrangimento foi como segurar o material.
Então, numa 1ª fase procedeu-se à recolha das embalagens compal e outros;
2ª Fase: selecção/separação dos materiais;
3ª Fase: Como vamos segurar os materiais;
Levantada a dúvida escolheu-se o refumate-esferovite azul- e procedeu-se ao contorno do corpo da criança mais baixa..
4ª Fase: Técnica do balão para a composição da cabeça
5ª Fase: Preparar os materiais para colagem;
6ª Fase: Criada a estrutura de apoio iniciou-se a colagem dos materiais
3.3.Materiais utilizados
Embalagens compal, tampinhas, balão, papel, colas quentes,tecidos de velcro, arame, esferovite azul, fitas de seda.
3.4.Recursos humanos e materiais
Educadora,Assistentes Operacionais, Familias,Crianças,Material de desperdício
Considerações Finais
Esta atividade revelou-se muito interessante e reforçou todas as actividades realizadas no âmbito da reciclagem e da recolha do lixo (que por vezes e feita pelas crianças nas saídas ao exterior) .
Aprofundou ainda mais a importância de se cuidar do ambiente e demonstrou que as crianças são sensíveis a estas questões e interiorizaram valores éticos e morais. Adquiriram atitudes positivas para o trabalho de equipa e o respeito pela opinião do outro e fortaleceram vínculos entre pares.