Trabalhos 2017
Centro de Actividade Infantil de Évora (Évora)
Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
O desafio foi apresentado ao grupo para decidirmos em conjunto qual o vegetal a ser construído, o que ficou acordado construir um nabo, em menção a História o Nabo Gigante contada em sala na semana anterior.Iniciamos com a construção da estrutura do nabo, que foi feita a partir de um balão revestido em papel e mistura de água e farinha, em que depois de seco foram colados círculos (previamente cortados pelas crianças) das embalagens de compal 1l.
Achámos que o nosso herói deveria ter braços e pernas, e utilizamos as embalagens de compal para acrescentar esse pormenor.
Por sugestão das crianças construímos escudo e espada para o nosso super herói e como não poderia faltar, uma super máscara, para esconder a sua identidade secreta.
Recortámos ainda as embalagens para compor a rama do nabo, e pintamos de verde e com corda desfiada simulamos as pequenas raízes na parte inferior.
A etapa final ficou por conta da escolha do nome, sendo sugeridos três : Nabo Man, Super Nabo e Nabo Gigante. O grupo decidiu por votação dar o nome de Super Nabo para o nosso Super Herói, e para o qual logo criamos uma identificação no escudo.
O nabo é um tubérculo comestível. Este tubérculo é encontrado em formatos variados podem ter coloração uniforme ou bicolor, sendo as cores mais comumente encontradas o branco e o roxo.
Os tubérculos de nabo são ricos em vitamina C, fibras e sais minerais como o potássio, sódio, cálcio e fósforo. Por conter baixas calorias (100 gramas de nabo oferece apenas 35 calorias), o nabo é muito indicado em dietas de restrições calóricas, por ser leve e ainda ajudar no processo de digestão. Além disto, o nabo possui muitas propriedades medicinais. Ele é diurético, expectorante, purificador do sangue, emoliente, antipirético, alcalinizante e possui um leve efeito laxativo.
A actividade foi muito significativa, pois estivemos a pesquisar na Internet e descobrimos que há várias receitas em que podemos utilizar nabos, como por exemplo, além da sopa e de tartes, podemos fazer pataniscas de nabo, sumo e doce de nabo.
Este trabalho foi realizado pelas crianças da sala 2 de Jardim-de-infância do Centro de Actividade Infantil de Évora e pela equipa educativa constituída pela educadora Julieta Gemague e a auxiliar Clotilde Ventinhas.