Trabalhos 2017
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Com este projeto pretendeu-se chamar a atenção da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem ter uma presença diária; informar sobre a importância da deposição das embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo; divulgar o significado do símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal. Para além destes objetivos pretendeu-se também envolver a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e pais) em atividades específicas cujo objetivo é induzir mensagens relacionadas com a sustentabilidade. Propusemo-nos ainda a mostrar que a criatividade e desenvolvimento dos alunos de 6ºAno existente na nossa escola, abrangendo assim crianças de diversas idades e personalidades, resolve um problema ou desafio, unindo saberes, manifestando a sua expressão livre na manipulação e experimentação de material reciclável.Para a concretização do trabalho começou por se falar do concurso, tendo o projeto sido levado a cabo pelos os alunos do clube Eco-Artes. Estes após aviso à comunidade educativa recolheram as embalagens da Compal que permitisse elaborar o Vegetal. Os pacotes foram abertos, lavados e secos. A partir daí o trabalho passou para a professora de Educação Visual, Graciette Prazeres, que mostrou aos meninos do 6º Ano, vários exemplos de frutas e legumes chegando-se ao que parecia reunir o maior entusiasmo, o Alho Francês. Os alunos iniciaram com a elaboração de desenhos, criando o Alho Francês mais original e estudo de cor do mesmo. Após a seleção, pelos alunos e professor, do desenho mais original, trabalhou-se a forma iniciando-se pela estrutura, considerando a importância da leveza e resistência, optando-se, como material base, embalagens grandes da Tetra Pak (tridimensionais), coladas entre si com fita-cola larga. Também como material essencial para dar a forma utilizaram-se jornais que permitiu manter a leveza oferecendo delicadeza à forma. O revestimento foi todo executado usando também embalagens da Tetra Pak, algumas agrafadas e outras coladas com fita-cola plástica, larga e transparente, para se conseguir a tridimensionalidade pretendida. Assim, o Super Alho Francês foi ganhando forma entre as embalagens Tetra Pack/Compal, os restos de jornais e material de desperdício que foram disponibilizados e reaproveitados pelos pais, funcionários e alunos tais como: um pedaço de arame (usado para a realização da estrutura dos braços e das pernas; um saco de plástico verde, para a concretização do laço; retalhos de cartolina Eva (para fazer as mãos e botas) e uma armação de óculos de plástico. Estes desperdícios e/ou sobras de outro modo iriam parar ao lixo, permitiram ajustar aos meninos de 6º ano a construção e revestimento da forma, considerando as suas capacidades individuais e possibilitando diferentes níveis de envolvimento dos alunos em diferentes fases da realização da pequena escultura.
EB/S de Rebordosa, 30 de maio de 2017
A coordenadora do Eco-escolas: Laurinda Gonzaga