Trabalhos 2017
Instituto Vaz Serra (Sertã)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Instituto Vaz SerraCernache do Bonjardim
Concurso “Cria um Super Vegetal e Ganha Prémios”
Memória descritiva
No âmbito das atividades e projetos coordenados pela ABAE| Eco-Escolas, para o ano letivo 2016/2017, os alunos do Instituto Vaz Serra aceitaram o desafio do passatempo “Cria um Super Vegetal e Ganha Prémios”.
Depois de muitas ideias e debate, o nosso Super-herói – o Nabinja - inspirado nas figuras antropomórficas das tartarugas ninja, tem os poderes do nabo, a máscara dos ninjas e as cores da Compal.
O nabo é uma planta rica em vitaminas, fibras, sais minerais, com baixo teor calórico e inúmeros benefícios medicinais. Este é um vegetal herbáceo, bienal, da família Brassicacea. É característica por possuir folhas jovens, oblongas, ásperas e com coloração entre verde médio e escuro. Ela tem flores amarelas e unidas em uma haste floral. É cultivada em diversas regiões temperadas em todo o planeta, principalmente por ser dotada de tubérculos comestíveis. Sais minerais como potássio, sódio, cálcio e fósforo, além de fibras e vitamina C estão entre os nutrientes presentes nos tubérculos de nabo. O vegetal também é famoso por possuir baixo teor calórico – apenas 35 calorias a cada 100 gramas -, o que lhe faz ser um importante aliado em dietas de restrições calóricas. Com mais nutrientes que os tubérculos e com sabor parecido ao de mostarda, as folhas de nabos são ricas em beta-caroteno, vitamina A e C, além de vitamina K, folatos e luteína, um excelente antioxidante carotenoide.
A primeira etapa e a mais longa foi a de reunir embalagens Tetra Pack em número suficiente para o passatempo. Entre os alunos e familiares, professores e funcionários, reuniram-se algumas dezenas de embalagens de cartão da Tetra Pack da Compal com o símbolo do FSC® de tamanho de 1L, com cores diferentes.
Depois de reunidas as embalagens havia que responder ao desafio do concurso – construir um Super Herói. A estratégia passou por construir o “esqueleto” sendo a cabeça construída com um balão insuflado, revestido com papel de jornal de forma a criar uma superfície que pudesse suportar as colagens das embalagens “Compal”.
O tronco foi feito com um garrafão que depois foi revestido com embalagens da Compal.
A cola e uns restos de tecidos ajudaram a dar forma ao projeto final.
Materiais utilizados:
- Embalagens Compal de tamanho de 1l;
- Balão;
- Papel de jornal/revistas usadas;
- Cola;
- Fita adesiva;
- Restos de tecido verde e vermelho.
- Um pau
- Um garrafão
Participantes:
- Alunos do 9.º B;
- Orientação do Professor de EV;
- Coordenação geral da Coordenadora do Programa Eco-Escolas no IVS.